A cerimônia de transmissão do cargo de governador do Estado, com a passagem do posto do governador Raimundo Colombo (PSD) para o vice Eduardo Pinho Moreira (MDB), será realizada nesta sexta-feira (16), no Centro Sul, em Florianópolis. O ato oficial tem início programado para as 15h.
Colombo deixa o cargo para um período de licença, enquanto Eduardo Pinho Moreira estará à frente do Governo do Estado. O governador já avisou que renunciará no começo do mês de abril, para concorrer ao cargo de senador da República nas eleições de outubro deste ano. A legislação eleitoral exige que a descompatibilização seja feita pelo menos seis meses antes do pleito.
Nesse período até abril, será iniciado o processo de transição de governo para Pinho Moreira. Este já escolheu secretários para algumas pastas, como a Saúde e a Segurança Pública. No decorrer das próximas semanas, o emedebista deve nomear todo o seu 1º escalão.
Raimundo está no cargo de governador há sete anos. Eleito pela primeira vez em 2010, ele assumiu em 1º de janeiro de 2011. Depois foi reeleito em 2014. Durante esse período, enfrentou momentos de turbulência, como no caso das declarações dos executivos da Odebrecht e da JBS, em abril e maio de 2017, de que teriam repassados recursos para suas campanhas em forma de “caixa 2”.
Seus dois mandatos tiveram pontos positivos, como Santa Catarina ter permanecido no topo de indicadores econômicos e de geração de empregos, mas também negativos, marcados pela onda de violência no Estado – que é crescente nos últimos anos – e pela dívida bilionária que deixará na Secretaria de Saúde.