A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, informa que nesta terça-feira, 28 de setembro, foram retomadas as atividades presenciais no Recanto da Criança e do Adolescente Clodoaldo Furtado dos Santos Junior (RECRIA). O serviço atende 53 meninos e meninas de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências, estimulando o senso de coletividade.
No espaço coordenado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), são desenvolvidas práticas artísticas, culturais, de lazer e esportivas, que incentivam a socialização e a promoção de potencialidades individuais.
O RECRIA funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, anexo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) I, situado na Rua João Martiniano Rodrigues, nº 240, no bairro Praia João Rosa. O atendimento é realizado no período de contraturno escolar, com turmas segmentadas conforme a faixa etária e em dias alternados.
De acordo com o coordenador do serviço, Victor Hardt Dorvalina, mesmo após a suspensão das atividades presenciais as crianças e adolescentes continuaram recebendo auxílio. “Durante o período em que atuamos de forma remota, devido à pandemia, encaminhamos exercícios para casa e observamos resultados positivos com relação ao fortalecimento de vínculos com as famílias, que participaram ativamente do desenvolvimento desses trabalhos”.
A retomada gradual segue os protocolos de segurança de acordo com o Plano de Retomada das Atividades Presenciais do SCFV elaborado com a orientação técnica do Governo do Estado de Santa Catarina, Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS).
“É de suma importância a retomada do serviço, seguindo as medidas necessárias para prevenção do Covid 19, pois este trabalho tem como intuito prezar pelo bem-estar das crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social”, destacou a secretária, Ana Cristina Espíndola.
As famílias que tiverem interesse em se cadastrar para receber atendimento no RECRIA, podem entrar em contato com o CRAS I pelo telefone (48) 3094-4130