O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou, nesta sexta-feira (11), o relatório de balneabilidade nº 10 da temporada de verão. De acordo com o resultado, a praia do Balneário São Miguel, em Biguaçu, está própria para mergulhos, segundo o levantamento de dados do IMA. O ponto de coleta de água para análise fica em frente ao aqueduto.
O balneário biguaçuense está dentro das conformidades há 117 semanas. A última vez que a água esteve imprópria foi na coleta de 7 de novembro de 2019. De lá para cá, o local está sempre apto para banhos.
FLORIANÓPOLIS E GOVERNADOR
Dos 237 pontos analisados pela pesquisa semanal em todo o litoral de Santa Catarina, 167 estão próprios, o que representa 70,5 %. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 72 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 82,8%. Em Governador Celso Ramos, dos 16 pontos analisados, sete estão impróprios de acordo com o IMA.
As coletas para a elaboração da pesquisa são efetuadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte.
A água é considerada Própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros, e Imprópria quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.