O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou, nesta sexta-feira (23), o quinto relatório de balneabilidade da temporada 2022-2023. De acordo com as análises, 48,52% dos pontos monitorados do litoral catarinense estão próprios para o banho. Isso representa 115 dos 237 locais avaliados.
Em Biguaçu, a praia do Balneário São Miguel continua própria para banhos. O ponto de coleta de água para verificação das conformidades fica em frente ao aqueduto.
Em Florianópolis, 39 dos 87 pontos onde há coleta estão em condições de receber banhistas, o que representa 44,83%.
A coleta desta semana ficou prejudicada pelo excesso de chuvas, informa o gerente de Laboratório e Medições Ambientais, Marlon Daniel da Silva. “Para este relatório tivemos acessos interrompidos devido a fortes precipitações nos Balneários de Itapoá, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Joinville, Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes e Itajaí. Ao sul do estado, Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba, também devido ao fechamento do tráfego no Morro dos Cavalos pela PRF.”
Além das chuvas, a interdição em diversas rodovias, incluindo a BR-101, o problema de mobilidade foi agravado ainda por um grande incêndio no norte do Estado em empresa às margens da BR-101.