A diretoria executiva provisória do Republicanos em Biguaçu foi empossada na noite desta quinta-feira (7), durante o ato de filiação de mais de 200 pessoas no partido realizado pelo ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Salmir da Silva, em um centro de eventos da cidade. Dos nove integrantes, seis são mulheres:
- Presidente: Daiany Maria Arceno Tichoviski
- Vice presidente Sofia Odila Toral Damasco
- Secretário: Reginaldo Fogaça Alves
- Secretária das Mulheres Republicanas: Daiana Pereira
- Tesoureiro: Ederson Kremer de Souza
- Vogal: Gislaine Ceolam
- Primeira vogal: Gabriela Oliveira da Costa
- Segunda vogal: Luísa Siqueira Bastian
- Terceiro vogal: Paulo Rodrigo Ferreira
Salmir foi um dos grandes incentivadores da participação das mulheres na diretoria do partido em Biguaçu, por entender que isso torna a democracia mais representativa, equilibrada e conectada com a realidade da população. As mulheres são mais da metade da sociedade e, por isso, precisam estar presentes nos espaços onde as decisões são tomadas.
“Além da questão da representatividade, a presença feminina na política amplia o debate sobre temas como a saúde da mulher, combate à violência doméstica, educação infantil, igualdade salarial e políticas de cuidado com crianças e idosos. Quando há mais mulheres ocupando espaço na política, diferentes experiências de vida passam a ser consideradas na criação de leis e políticas públicas”, destaca Salmir da Silva.
Sobre a escolha de Daiany para presidir o Republicanos em Biguaçu, Salmir destaca o impacto inspirador para elas. “Ela é assessora parlamentar e tem conhecimento sobre política. Quando meninas e jovens veem mulheres exercendo funções de liderança na política, elas passam a enxergar isso como um espaço possível para elas também”.
Quem é a presidente?

Daiany Maria Arceno Tichoviski tem 37 anos, é casada e tem uma filha de 11 anos. É pedagoga e atualmente exerce o cargo de assessora parlamentar na Câmara de Biguaçu. Ela já foi chefe de gabinete do vereador Douglas Fernandes de Souza (MDB) quando este presidiu o Parlamento Municipal, em 2024.
Tichoviski também é missionária na Igreja do Evangelho Quadrangular e envolvida em causas sociais. Em 2024, por exemplo, durante feriados e finais de semana, ela se deslocou ao Rio Grande do Sul para entregar donativos às vítimas da enchente que ocorreu naquele ano e deixou milhares de desabrigados.
Também lidera projetos voltados às crianças e adolescentes ligados à igreja, participa de coleta e entrega de cestas básicas aos mais necessitados, entre outras atividades sociais.
Daiany comentou, ao Biguá News, que aceitou o convite de Salmir para assumir a presidência do Republicanos em Biguaçu porque entende que isso vai ao encontro do que ela acredita. “Um ponto que considero importante é a participação das mulheres na política. Ainda vemos poucas mulheres ocupando espaços de liderança, inclusive aqui em Biguaçu, e eu acredito que isso precisa mudar. Só nós mulheres entendemos as necessidades, os desafios e as lutas que nós mulheres enfrentamos diariamente”.
“Aceitei esse desafio também por acreditar que Biguaçu precisa ter uma representatividade forte na Assembleia Legislativa. Com um deputado estadual eleito a cidade fica mais forte. Como assessora parlamentar entendo que a cidade está crescendo muito e precisa de mais recursos e investimentos em várias áreas. Para mim, fazer parte desse projeto é continuar contribuindo com a cidade que eu amo e trabalho por ela”, comentou a presidente do Republicanos.
Hoje a gente tem uma diretoria formada, na maioria, por algumas mulheres que são também assessoras e que já trabalham há bastante tempo na política, mulheres fortes que dão o nome naquilo que fazem, e eu tenho certeza que juntas a gente vai poder ajudar o projeto do partido, que é eleger o Salmir deputado para ter uma voz na Alesc representando a gente”, finalizou.

Mais: Em arrancada de pré-campanha, Salmir filia mais de 200 pessoas no Republicanos


