Na última quarta-feira, 7 de junho, foi realizada a segunda audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor Participativo de Biguaçu. No encontro, também transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook, a equipe responsável pelo projeto apresentou e discutiu junto à população os resultados obtidos na Leitura da Cidade, síntese dos principais aspectos identificados nas análises e estudos técnicos, oficinas territoriais e pesquisa de opinião.
O diagnóstico, baseado nas leituras Técnica e Comunitária, que contribuirá para o norteamento das próximas etapas, apresenta os temas de maior relevância, em pontos positivos (potencialidades) e negativos (desafios) e desejos da comunidade para os próximos dez anos, a serem avaliados e trabalhados no desenvolvimento da proposta de revisão.
Os tópicos abordados foram meio ambiente, uso e ocupação, mobilidade urbana, infraestrutura, equipamentos comunitários, gestão, economia, região metropolitana e qualidade de vida.
Ao final da exposição, foi aberto um espaço para que os participantes pudessem realizar questionamentos e emitir comentários quanto ao que foi apresentado e às demais questões relacionadas ao Plano Diretor.
Autoridades municipais também estiveram presentes na audiência, entre elas o prefeito Salmir da Silva, o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, secretários e vereadores.
Canais de comunicação
A apresentação na íntegra, bem como a primeira audiência pública, está disponível para acesso no canal da Prefeitura no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ngaqpjSU8Vg. Contribuições ao material podem ser realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaK0QNp_OM-EsQD9QLzLawDmb3Yl-XiqJMFFRPT_LDv12pkQ/viewform.
Os relatórios completos e a síntese, além das principais informações sobre o projeto, também poderão ser acessados, em breve, no site planejamaisbigua.ufsc.br.
Atualizações sobre todas as etapas são realizadas nas redes sociais: Instagram @planejamaisbigua, Facebook Planeja Mais Bigua, Twitter @plan_mais_bigua.
Sobre o processo
A revisão do Plano Diretor de Biguaçu é desenvolvida pela equipe Planeja Mais Bigua, composta por profissionais da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) e do Laboratório de Urbanismo (Laburb).
Próxima etapa
Conforme o cronograma de trabalho, também apresentado na segunda audiência pública do processo de revisão do Plano Diretor de Biguaçu, a próxima etapa começa ainda no mês de junho, com a elaboração e definição de diretrizes e estratégias, como explica o representante da UFSC, Prof. Dr. Samuel Steiner. “A partir de agora, começamos a desenvolver o conteúdo mais estruturante do Plano Diretor. A expectativa é de que, no mês de agosto, possamos discutir essas diretrizes e estratégias junto à população, na segunda rodada de oficinas territoriais, a fim de receber as críticas e complementações necessárias. E concluímos esse ciclo com a realização da terceira audiência pública, para a apresentação e debate do material produzido”.