Rocam/Choque fecha o ano com mais de 160 policias militares habilitados em Santa Catarina

Publicidade

Assessoria

A Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) foi implantada oficialmente na Polícia Militar de Santa Catarina em 4 de fevereiro de 2015, através da Portaria nº114 do Comando Geral da PMSC, na gestão do atual comandante-geral, coronel Paulo Henrique Hemm.

Continua após a publicidade

O grupo foi criado com a missão de apoiar as unidades de área da corporação nas atividades de policiamento ostensivo, principalmente em áreas com maiores índices de criminalidade, além de atividades de operações de polícia militar de choque e escoltas motorizadas.

Na Grande Florianópolis, a Rocam está subordinada ao comando do Grupamento de Choque da Polícia Militar (GpChoque), e é denominada Rocam/Choque, e no interior a respectiva unidade a que pertence o efetivo. Os policiais selecionados para compor a Rocam/Choque passaram por treinamento de táticas e técnicas policiais, pilotagens de alto risco e moto patrulhamento, além de atividades de ações de choque.

Após iniciar as atividades na Grande Florianópolis, os policiais militares instrutores passaram a treinar os integrantes das Rocans do interior. Ao longo deste ano, 166 policiais militares lotados em diversas unidades receberam o treinamento tático com motocicletas da Rocam, denominado “Nivelamento Tático com Motocicletas Nível I”. Os treinamentos ocorreram de acordo com as solicitações dos comandantes de unidade, via Comando Geral, que sentiram a necessidade de ter mais uma ferramenta de combate à criminalidade, com uma resposta rápida, por meio de policiais devidamente habilitados.

Segundo o major Maurício Gonçalves Viríssimo, coordenador da Rocam/Choque, as instruções de nivelamento, como o próprio nome diz, têm como finalidade nivelar os policiais militares lotados nas Rocans e/ou preparar policiais de unidades que pretendam criar a modalidade.

Os policiais que participaram do nivelamento tiveram instruções de técnicas de pilotagem onroad e off road, abordagem e policiamento com dois, três e quatro policiais compondo uma guarnição, escoltas e manutenção da motocicleta.

Os policiais militares aprovados no Nivelamento Tático com Motocicletas Nível estão aptos para trabalhar em conjunto em todo o território catarinense. Foram habilitados policiais em Chapecó, Blumenau, Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma, Herval D’ Oeste, Mafra, Içara, São Bento do Sul, Navegantes, Tubarão, Laguna, Imbituba e Braço do Norte.

rocam

Todas as instruções foram ministradas pelo efetivo da Rocam/Choque, que atualmente conta com o seguinte quadro de instrutores: major Maurício (Gtam 2009 – Grupo Tático de Ações Motociclísticas – DF), capitão Carlos Alexandre da Silva (Giro 2014 – Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva – GO), soldados Juliano Meurer e Roberto Moraes Teixeira (Rocam 2015 – SP) e soldado Jimmy Guedes (YRA -Yamaha RidingAcademy 2015 – Pilotagem Off Road Especial – Curso Formação de Instrutores de Pilotagem Off Road Expert Policial Militar – PR).

Publicidade