G1 – Santa Catarina sancionou a lei que cria a Rota Turística do Tiro em Santa Catarina. Ela passa por 29 cidades (veja lista abaixo). O texto, aprovado na Assembleia Legislativa (Alesc) em agosto deste ano, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira (1º).
Entre os objetivos para a criação da rota está o incentivo à prática de tiro no estado e a ampliação e desenvolvimento da atividade nos clubes e em escolas de tiro como fonte de geração de emprego e renda. Além, disso, o texto cita a “promoção e divulgação dos eventos e pontos turísticos dos municípios que integram a rota”.
Após a sanção da lei, a página oficial da Alesc divulgou um texto afirmando que, “considerada uma herança trazida pelos colonizadores europeus a Santa Catarina, a prática do tiro esportivo acaba de ganhar um novo incentivo no estado”.
Cidades da Rota Turística do Tiro em SC
Pelo texto sancionado, fazem parte da rota 29 municípios: Jaraguá do Sul, Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Porto União, Caçador, Irani, Xanxerê, Campo Erê, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Palmitos, Chapecó, Concórdia, Campos Novos, Curitibanos, Lages, Rio do Sul, Timbó, Pomerode, Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque, São José, Florianópolis, Tubarão e Criciúma.
No Senado, há um projeto de Lei em tramitação que busca conceder a Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, o título da Capital Nacional dos Atiradores. A cidade também é palco da Schützenfest, evento que reúne atiradores do país.
SC é 3º estado em número de registro de armas
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado em julho, Santa Catarina terminou 2021 em terceiro lugar no ranking de estados com o maior número de cidadãos com registro de arma.
No ano passado, 75.279 civis moradores tinham o registro ativo junto ao Sistema Nacional de Armas (SINARM) da Polícia Federal. O número é 26,95% maior do que em 2020, quando eram 59.297.
Segundo o anuário, em números absolutos cresceu também as apreensçoes de armas no Estado, segundo instituições estaduais e Polícia Federal. Foram 2.538 armas apreendidas em 2020, contra 2.649 em 2021.