Após um fim de semana de calor (o sábado e domingo serão de temperaturas altas para essa época do ano), a próxima semana será de friaca violenta. A previsão é de que entre quarta e sexta-feira os termômetros marquem de zero a 4C° no litoral de Santa Catarina.
Modelos numéricos consolidaram a tendência de uma nova e potente massa de ar polar alcançando o Centro e o Sul do Brasil na próxima semana, com marcas muito abaixo de zero em algumas cidades e um grande número de municípios do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do país mais uma vez registrado marcas negativas.
O cenário que se esboça é de mais um evento de geada de grandes proporções que, a partir dos dados de hoje, pode ser ainda pior que o desta semana com enorme risco de perdas adicionais no setor primário, incluindo milho, laranja, café e hortaliças.
A se confirmarem as tendência de hoje dos modelos e que serão detalhadamente analisadas nos próximos dias pela MetSul, a onda de frio deste final de julho tem potencial para facilmente superar em intensidade as ondas polares do final de junho e agora desta semanas, equiparando-se a algumas das mais fortes na memória recente.
Com informações do MetSul.