O prefeito Salmir da Silva (MDB) empossou, na manhã desta quarta-feira (10), os nove novos secretários da Prefeitura de Biguaçu. Sete substituem aqueles que deixaram seus cargos por conta da desincompatibilização eleitoral para serem candidatos nas próximas eleições. Confira abaixo a lista dos novos secretários:
- Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura – José Carlos Marcelino assume a pasta. Ele era o secretário adjunto.
- Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Defesa Civil e do Consumidor – André Gomes passará a comandar a secretaria. Ele era o superintendente da Defesa Civil.
- Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul) – Luiz Gustavo da Silva será o novo secretário. Ele era o adjunto da Secetul.
- Secretaria de Educação – O professor Gustavo Silva Sagas assumirá a pasta. Gustavo exercia a direção da Escola Cívico Militar da EEB Professora Emérita Duarte Silva e Souza.
- Secretaria de Obras e Infraestrutura – Paulo Rodrigo Ferreira, que exercia o cargo de adjunto, assumirá a titularidade da pasta.
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Valmir Borges Júnior estará à frente da secretaria. Ele é empresário e tem atuação junto à Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig) exercendo atualmente o cargo de diretor de eventos.
- Secretaria de Assistência Social e Habitação – O professor Marcelo dos Santos retorna ao comando da secretaria. Ele já foi secretário da pasta em anos anteriores.
- Secretaria de Planejamento e Gestão Participativa – A pasta volta a ser comandada pelo secretário Éderson Kremer de Souza, que atualmente estava à frente da Secretaria da Receita.
- Secretaria da Receita – Assume Gustavo de Amorim Correia, que até então era o secretário de Administração da Câmara de Biguaçu.
As novas nomeações recompõem o time do prefeito Salmir da Silva e do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza (Podemos), após a saída de sete secretários na na sexta-feira (5), para serem candidatos a vereador nas eleições de outubro. A legislação eleitoral exige que ocupantes de cargos de secretários que queiram concorrer a cargos eletivos tenham desincompatibilização de seis meses antes do pleito eleitoral. Já para os cargos de diretores a exigência é de três meses.
Confira a lista dos ex-secretários que concorrerão a uma vaga no Poder Legislativo de Biguaçu:
- André Leal
- Davi Oliveira
- Marcelo Conrat
- Oscar Silva Neto
- Pedro Nau
- Vanessa Rosa
- Wiler Faria
Dos sete, cinco já disputaram eleições anteriores (André, Davi, Oscar, Wiler e Vanessa) e dois concorrerão pela primeira vez (Marcelo e Pedro). Nas eleições de 2020, André Leal (Podemos) obteve 374 votos; Davi Oliveira (MDB) 467, Oscar Silva Neto (MDB) 429, Vanessa Rosa (MDB) 90 e, Wiler Faria (Podemos), 255.