O prefeito Salmir da Silva (MDB) e candidato à reeleição disse, nesta quinta-feira (12), em entrevista ao programa Jogo do Poder, na rádio Jovem Pan Florianópolis, que entre os projetos de mobilidade urbana para o município nos próximos quatro anos está a construção da Avenida das Torres, da divisa de São José com Biguaçu até a SC-407, e também da Beira-Mar Continental.
“Já temos o anteprojeto da Avenida das Torres e reuniões realizadas com o município de São José para dar andamento na realização desta obra. Logicamente, São José deverá realizar obras para dar uma melhor fluidez na saída dela, lá perto do Roçado. E a Beira-Mar Continental estamos em fase de estudo junto com Florianópolis e São José para que, quando ela chegar na região de Barreiros, ela seja continuada até nosso município”, disse.
O prefeito ainda comentou que o Plano Diretor foi atualizado para contemplar o desenvolvimento industrial na região do Contorno Viário e que isso exigirá a duplicação da SC-407 entre Biguaçu e Antônio Carlos. “Já estamos em conversas com o município de Antônio Carlos nesse sentido e buscaremos junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura o apoio para que o governo estadual contemple nossa região com esta grande obra”.
Ainda sobre mobilidade urbana, Salmir também comentou que a atual administração municipal realizou a pavimentação de ruas em vários bairros da região urbana e também do interior. “Pretendemos continuar com a pavimentação de ruas para melhorar a qualidade de vida da população e também a mobilidade”.
ECONOMIA
Salmir também falou da abertura de novas empresas no município após a modernização e desburocratização da legislação municipal. Somente de janeiro a agosto de 2024, mais de 1.500 empresas se instalaram em Biguaçu. “E isso resulta em geração de empregos. Conforme o Caged, Biguaçu bateu a marca dos 20 mil empregos formais em agosto, o melhor resultado da história da cidade”.
Anunciou ainda o interesse de grandes empresas em se instalar em Biguaçu, entre elas uma multinacional da Holanda que atua no ramo alimentício.
TURISMO
Lembrou que os molhes do Rio Biguaçu estão com projeto protocolado em Brasília em busca de recursos. “Estamos num processo bastante avançado e acreditamos que em breve a gente consiga lançar a licitação da construção dos molhes. A construção dessa obra traz grandes vantagens para Biguaçu. Uma delas é a melhoria da fluidez das águas do Rio Biguaçu ajudando a Macrodrenagem feita pelo ex-prefeito Castelo”.
“Além disso, os molhes irão proporcionar a abertura de novos negócios náuticos, como estaleiros, marinas, entre outros, incrementando o turismo e fomentando a geração de emprego e renda para a nossa população”, completou.
Salmir também falou de saúde, desenvolvimento agrícola, entre outras pautas levantadas pelo jornalista Emanoel Soares, que conduziu a sabatina.
Veja a sabatina na íntegra: