O presidente da Câmara de Biguaçu, Salmir da Silva (MDB), quer que o prefeito Ramon Wollinger (PSD) apresente os detalhes do financiamento de R$ 6 milhões que o município pretende tomar junto ao Badesc para fazer obras em 2020. Na sessão de terça-feira (6), os vereadores aprovaram por unanimidade um requerimento de autoria do emedebista solicitando as explicações do Poder Executivo.
Salmir requer que as secretarias de Administração e a de Planejamento, bem como o próprio prefeito, expliquem os pormenores do projeto e do empréstimo. Ramon conseguiu, junto ao governo do Estado, autorização do banco de fomento para captar o dinheiro ainda em 2019 – após aprovação da Câmara – e fazer obras na rua Treze de Maio. Devido aos prazos para tramitação do projeto e do processo licitatório, as obras aconteceriam somente no ano que vem, em pleno período de eleição. Além disso, a conta ficará para o próximo gestor pagar.
“Esse requerimento é para a Secretaria de Administração mostrar o projeto de revitalização da Treze de Maio, efetivamente o que vai ser feito lá; a Secretaria de Administração apresentar os detalhes do empréstimo, o grau de endividamento do município e o impacto que esses R$ 6 milhões irão causar nas finanças do município, não só hoje, mas também no futuro; e que o prefeito municipal explique a situação que foi criada ao realizar a divulgação do empréstimo sem o projeto ter sido enviado a essa casa”, comentou.
O presidente do Poder Legislativo ressaltou que não há ninguém naquela casa de leis contra as obras de revitalização da rua em questão, mas “existe um trâmite e eu acho prudente que esse trâmite fosse seguido”, disse Salmir.