Santa Catarina criou 7.641 novas vagas em agosto deste ano, um crescimento de 0,3% no mês. Em relação a agosto do ano passado, o saldo de empregos formais no estado cresceu 13%. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Com o resultado de agosto, os dados do Caged confirmam o bom momento do mercado de trabalho catarinense em 2024. Nos oito primeiros meses do ano, foram criados 115.795 mil empregos com carteira, o segundo maior patamar desde o início da série histórica em 2004.
Nacionalmente, SC apresenta a quinta maior geração dentre todos os estados do país, atrás apenas dos estados mais populosos de SP, MG, PR e RJ. Em termos relativos, o crescimento do emprego com carteira assinada em Santa Catarina foi de 4,7%, acima do resultado nacional (3,8%), e o melhor resultado dentre todos os estados da região Sul e Sudeste do Brasil.
Indústria e serviço puxaram o resultado
Setorialmente, o aumento do emprego formal em 2024 em SC é um resultado do elevado nível de contratação da indústria (41,5 mil) e dos serviços (53 mil), responsáveis por mais de 80% dos empregos criados no ano. Também se destaca o setor de construção de edifícios (+7.177), representando mais de 8% do total de empregos gerados nesse segmento no país.