O Instituto Nacional do Câncer (Inca) alerta que até o final deste ano serão diagnosticados 28.250 novos casos de câncer em Santa Catarina, ou 4,73% do total do país. A informação foi divulgada neste dia 8 de abril, data em que se celebra mundialmente o Dia de Combate ao Câncer.
Em ambos os sexos, a maior parte dos casos deverá ser de câncer de pele, do tipo não melanoma (benigno) (9.410). Já nos homens, os tipos mais prevalentes serão de próstata (2.330), traqueia, brônquio e pulmão (1.030) e estômago (570). Nas mulheres, a maior incidência será de mama (2.030), cólon e reto (560) e colo do útero (510).
A médica oncologista e voluntária da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Ammuc), Ariane Rosy Ferreira dos Santos, alerta que grande parte dos casos de câncer podem ser prevenidos com medidas simples como alimentação saudável, controle do peso, prática de exercícios e restrição do uso de álcool e tabaco. “Em cânceres de mais prevalência, como de mama, por exemplo, essas medidas chegam a diminuir o risco de desenvolvimento da doença em até 30%.”
Também é fundamental, disse, a realização do diagnóstico precoce, sobretudo nos estágios pré-sintomáticos, ou seja, antes que a pessoa manifeste algum sintoma relacionado à doença. A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres, a partir dos 40 anos, realizem exames de mamografia, a cada dois anos e colonoscopia anualmente. Da mesma forma, para homens acima dos 50 anos, a indicação é fazer exame de próstata anualmente, o que poderá indicar alguma alteração no órgão.
O que é o câncer?
O câncer, ou neoplasia, constitui um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem as ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas). Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo risco de morte.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Desta forma, se o câncer tem início em tecidos epiteliais como a pele ou mucosas, ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem, é chamado sarcoma.
O que causa o câncer?
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As externas (80% dos casos) relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. Já as internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estando ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões. Esses fatores podem ainda interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.
Outro fator complicador é o envelhecimento do corpo. Com a idade, as chances do surgimento de neoplasias malignas são maiores, devido às alterações surgidas nas células ao longo dos anos e ao fato de as pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, como a radiação solar.
Agência AL