Santa Catarina recebeu, nesta quarta-feira, 28, 40 médicos cubanos pelo programa Mais Médicos. Os profissionais vieram substituir, em 35 municípios catarinenses, outros médicos cooperados que já cumpriram seu contrato de três anos de trabalho.
A cerimônia de acolhimento aconteceu no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e contou com a presença do superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria do Estado de Saúde (SES), Adriano Ribeiro, representando o secretário Vicente Caropreso.
O superintendente apontou a importância da medicina de atenção básica, área em que os profissionais atuarão. “É importante reforçar a medicina de atenção básica para evitar que as doenças se agravem. Com este atendimento às famílias evita-se a superlotação dos hospitais da rede catarinense”, disse Ribeiro.
Criado em 2013, o programa do Governo Federal tem o intuito de promover a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), levando médicos para atender em locais onde há a escassez ou a ausência destes profissionais. Santa Catarina possui 218 municípios cadastrados no programa, com um total de 579 vagas, 508 delas preenchidas. Destas 508, 259 são ocupadas por médicos cubanos.
Número de médicos por município
Balneário Rincão – 2
Belmonte – 1
Benedito Novo – 1
Biguaçu – 1
Caibi – 1
Concordia – 1
Gaspar – 1
Guabiruba – 1
Içara – 2
Imbuia – 1
Ipora do Oeste – 1
Ipuacu – 1
Ituporanga – 2
Jaguaruna – 1
São José do Cerrito – 1
Lauro Muller – 1
Maravilha – 1
Pouso Redondo – 1
Modelo -1
Nova Trento – 1
Novo Horizonte – 1
Pirituba – 1
Porto União – 2
Praia Grande – 1
Rio do Campo – 1
Santa Rosa do Sul – 1
São Domingos – 1
São João Batista – 1
Siderópolis – 1
Timbó – 1
Vargem Bonita – 1
Videira – 1
Witmansur – 1
Distrito Sanitário Especial Indígina (DSEI) Interior Sul – 2