A Prefeitura de São José reuniu empresários e autoridades nesta quinta-feira (27), na Aemflo e CDL, para apresentar as Propostas de Manifestação de Interesse (PMIs) voltadas ao desenvolvimento da Beira-Mar. O encontro teve como objetivo detalhar os projetos dos complexos náutico e de eventos que poderão transformar a região em um novo polo de lazer, turismo e negócios, impulsionando a economia local.
As PMIs são estudos elaborados pela iniciativa privada com propostas para a criação de complexos náuticos, espaços de eventos e melhorias na infraestrutura da orla. O prefeito Orvino Coelho de Ávila destacou a importância do projeto para o desenvolvimento da cidade. “A Beira-Mar de São José tem grande potencial e queremos que ela se torne um espaço de convivência e geração de oportunidades. Com essas propostas, buscamos atrair investimentos e garantir um crescimento sustentável para o município”, afirmou.
Durante a apresentação, empresários e representantes do setor produtivo puderam conhecer detalhes dos projetos e discutir possíveis parcerias. A Prefeitura reforçou que o objetivo é garantir um processo transparente e que atenda aos interesses da população, promovendo o desenvolvimento ordenado da região. Os editais do PMI que serão lançados prevê que os estudos deverão apresentar projetos de arquitetura, de engenharia, ambiental, planejamento operacional e plano de negócios para as novas infraestruturas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Silvinei Vasques, explicou que a partir das PMIs, será possível avaliar a viabilidade técnica e financeira dos projetos. “A assinatura do Chamamento Público é um marco para a história de São José. Adotamos uma maneira moderna de dar início a transformação que o município merece e a participação do setor privado é fundamental nesse processo”, ressaltou.
Relevância dos PMIs
O presidente da Aemflo e CDL, Gilberto João Rech, enalteceu a importância dos PMIs para o desenvolvimento da Beira-Mar de São José. “São duas propostas fantásticas, que buscam o desenvolvimento que o município merece e precisa para um futuro que todos desejamos.” O vice-prefeito, Michel Schlemper, também destacou a relevância dos PMIs e falou da inovação em busca de parceiros para elaboração dos projetos, sem custo para a administração municipal.
Representando o Legislativo, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Edilson Alzemiro Vieira, enfatizou a importância dos complexos em fazer a cidade crescer de frente para o mar, transformando a baía da Beira-Mar de São José.
Poderão participar deste PMI pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, individualmente ou em consórcio, que preencham os requisitos de participação previstos nos editais. Após a publicação dos editais no Diário Oficial, os interessados terão 15 dias para inscrições e 150 dias para apresentar suas propostas. Após esse período, uma comissão especial de avaliação selecionará o melhor projeto e os estudos de investimento e contrapartidas. Somente nesta fase que será definido o modelo de concessão, que poderá ter até 35 anos de cessão. Não haverá custos para a Prefeitura.
Estudos solicitados
Complexo náutico: O estudo deverá compreender espaço para atracação de embarcações públicas e privadas, área com setor de comércio e serviços relacionados, área de esportes náuticos, setor gastronômico, bares e restaurantes, hotel, local para abastecimento de embarcações, escola do mar, passeio público, trapiche, áreas de convívio, paisagismo e urbanismo na região.
Complexo de eventos: A proposta deverá compreender reestruturação do Centro Multiuso, construção de uma arena coberta para esportes, feiras, congressos, convenções, formaturas, shows, eventos musicais, esportivos, culturais, sociais e educacionais, área gastronômica, hotel, estacionamentos e auditórios para palestra, gestão e exploração da área, setor de gastronomia.