O combate à proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, marcou o primeiro dia de operação do programa Prefeitura em Ação, que iniciou as atividades na região da Procasa, em Barreiros, nesta segunda-feira (25).
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica vem realizando ações preventivas que envolvem a fiscalização ostensiva por agentes de endemias que realizam visitas aos imóveis, orientando os moradores sobre combate e os modos de tratar focos e possíveis criadouros do mosquito. As medidas apontadas pela Secretaria de Saúde para prevenção da proliferação do aedes aegypti são a retirada de água de vasos de plantas e a manutenção de lixeiras fechadas.
Acompanhando as atividades, o vice-prefeito Michel Schlemper visitou a região representando o prefeito Orvino Coelho de Ávila, que estava em outra agenda. “Eu e o prefeito Orvino assumimos o compromisso de cuidar da cidade, buscando sempre melhorias. As operações do Prefeitura em Ação em Barreiros seguirão essa mesma determinação, garantindo a qualidade de vida dos josefenses”, lembra Michel.
Atendimento
Por se tratar de Barreiros, segundo bairro mais populoso do município, a operação está dividida em três etapas. Agora, o programa segue, nos próximos dias, com as ações para a região central do bairro, encerrando nas imediações do Trevo de Barreiro. Alguns dos serviços, como orientações e vacinação contra a gripe, estarão disponíveis também nesta terça-feira (26), na Praça da Rua Santo Antônio, em frente ao nº 831.
Até o momento, as equipes já registraram 18 ouvidorias, sendo 11 de terrenos baldios; quatro pedidos de emissão de identidade e títulos, emissão de três cartões de estacionamento para idosos, além da vacinação contra a gripe para os públicos disponíveis nessa etapa. Segue também a fiscalização de terrenos baldios e obstrução de calçadas, assim como a limpeza e manutenção das unidades de saúde e unidades de ensino no bairro.
A iniciativa une ações das Secretarias de Infraestrutura, Segurança, SUSP, Saúde, Educação, Comunicação Social, as Fundações Municipais de Cultura e do Meio Ambiente e a Ouvidoria Geral em um único bairro por vez, aproximando as Secretarias dos josefenses, dando agilidade e eficiência aos serviços.