A 61ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) terminou neste domingo, 20, em Rio do Sul, com Itajaí comemorando o título de campeão-geral da competição, com 225 pontos.
Blumenau fechou a competição em segundo lugar com 183 pontos, seguido de São José, em terceiro, com 164 pontos. Depois vem Florianópolis, em quarto, com 129; Chapecó, em quinto, com 108; e Rio do Sul, em sexto lugar na classificação geral dos Jasc com 77 pontos.
É o quarto título dos itajaienses na história, já que venceram as edições de 2014, 2015 e 2017. Para chegar o tão cobiçado troféu os itajaienses foram campeões da ginástica artística, jiu-jitsu, tênis, triatlon, vôlei de praia, no masculino, e os títulos do feminino da bocha, voleibol e xadrez. No último dia de competição, neste domingo, Itajaí foi campeão no voleibol e xadrez, ambos no feminino.
Um dos pontos altos da cerimônia foi a presença dos familiares de Simão Carione, que deu o nome ao troféu de campeão-geral. Compareceram os filhos Marcelo, Márcio e Ana Lúcia Carione, além da neta Mariana Nunes. Carione morreu em julho e era um desportista funcionário da Fesporte, além de comendador esportivo. Ele foi responsável por ideias para a implantação de regulamentos da Fesporte e implantação do controle de inscrições.