O secretário de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, Carlos Adauto Virmond, e representantes do setor varejista catarinense participam, na Argentina, da Feira Internacional de Alimentação em Rosário (FIAR) 2017. A abertura do evento ocorreu nesta quinta-feira, 27. Considerada a maior feira do setor de alimentos e bebidas na América do Sul, a FIAR reúne 600 expositores de diferentes aspectos do setor, como fabricação e distribuição de produtos processados, equipamentos e serviços; e conta com rodadas de negócios e com a realização do 9º Fórum da Alimentação, sobre inovações e valor agregado na cadeia produtiva de alimentos.
Segundo Virmond, as inovações no setor são fundamentais para manter a competitividade da indústria de alimentos em Santa Catarina. “Ao conhecer para onde o setor caminhará nos próximos anos poderemos desenvolver políticas públicas que mantenham o bom posicionamento da indústria de alimentos e bebidas catarinense nos mercados nacional e internacional, além de identificar áreas em que sejam possíveis estabelecer parcerias e cooperações internacionais”, explicou o secretário.
A intendenta de Rosário, Mónica Fein, concorda com a importância da cooperação para o fortalecimento do setor. Fein destacou a evolução do valor agregado na indústria de alimentos da cidade. Segundo ela, não faltam exemplo de empreendedores em Rosário que incorporaram valor agregado à produção a partir de novos equipamentos e inovação. Como resultado, o setor passou a responder por um quarto do PIB industrial de cidade. “Queremos consolidar nosso polo produtivo e por isso nada melhor do que promover a cooperação”, pontuou.
A convite do Consulado da Argentina em Florianópolis, a participação do secretário na Feira é acompanhada da presença de representantes de cinco redes varejistas de Santa Catarina. “O comércio exterior deve ser encarado como uma via de mãos dupla, onde a presença de varejistas catarinenses hoje abrirá portas também para que varejistas argentinos busquem oportunidades de negócios em Santa Catarina no futuro”, lembrou Virmond.
Este é outro aspecto da missão institucional e passa pela a organização do Seminário de Oportunidades de Negócios em Santa Catarina e prospecção de participantes para o evento que será realizado em outubro em Buenos Aires. Já no primeiro dia da missão, o secretário Virmond encontrou-se, Bolsa de Comércio de Rosário, com lideranças empresariais da Província de Santa Fé, onde está localizada Rosário. O embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio França Danese, também participou da reunião. O secretário Virmond fez o primeiro convite para que empresários de Santa Fé participem do Seminário, que será realizado em parceria com a embaixada brasileira.