A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) lançou pregão eletrônico para aquisição de mais seis scanners corporais (Body Scan) para unidades prisionais e penitenciárias de Santa Catarina, que serão usados nos procedimentos de revista de visitantes. Atualmente, 12 aparelhos já estão em pleno funcionamento em 12 unidades penitenciárias, onde estão concentrados 60% dos apenados catarinenses.
A entrega das propostas iniciou nesta terça-feira (3), e a abertura dos envelopes está marcada para o dia 18 de julho, a partir das 14h. Os recursos são fundo a fundo, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para o Fundo Penitenciário do Estado, com investimento total de R$ 3,2 milhões.
As novas unidades que irão receber os equipamentos são: Penitenciária da Região de Curitibanos; Presídio Masculino de Tubarão; Presídio Regional de Jaraguá do Sul; Presídio Regional de Tijucas; Presídio Masculino de Lages; e Presídio Regional de Araranguá.
Os scanners são considerados os mais modernos e avançados para detectar qualquer tipo de metal, armas, drogas, celulares e objetos estranhos que possam estar escondidos em roupas. Eles reduzem em mais de 50% o tempo de revista além de garantir mais segurança para os operadores do sistema prisional e para a sociedade como um todo evitando a entrada de materiais ilícitos.
As 12 unidades prisionais e penitenciárias de Santa Catarina que possuem equipamentos de scanner corporal (Body Scan) são:
Penitenciária Industrial de Blumenau
Presídio Regional de Blumenau
Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí – Penitenciária
Presídio Regional de Joinville
Penitenciária Industrial de Joinville
Penitenciária de Florianópolis
Complexo Penitenciário do Estado – COPE
Penitenciária Agrícola de Chapecó
Penitenciária Industrial de Chapecó
Penitenciária Sul de Criciúma
Presídio Regional de Criciúma
Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul