Secretaria da Justiça inicia licitação para aquisição de seis novos scanners corporais

Publicidade

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) lançou pregão eletrônico para aquisição de mais seis scanners corporais (Body Scan) para unidades prisionais e penitenciárias de Santa Catarina, que serão usados nos procedimentos de revista de visitantes. Atualmente, 12 aparelhos já estão em pleno funcionamento em 12 unidades penitenciárias, onde estão concentrados 60% dos apenados catarinenses.

A entrega das propostas iniciou nesta terça-feira (3), e a abertura dos envelopes está marcada para o dia 18 de julho, a partir das 14h. Os recursos são fundo a fundo, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para o Fundo Penitenciário do Estado, com investimento total de R$ 3,2 milhões.

Continua após a publicidade

As novas unidades que irão receber os equipamentos são: Penitenciária da Região de Curitibanos; Presídio Masculino de Tubarão; Presídio Regional de Jaraguá do Sul; Presídio Regional de Tijucas; Presídio Masculino de Lages; e Presídio Regional de Araranguá.

Os scanners são considerados os mais modernos e avançados para detectar qualquer tipo de metal, armas, drogas, celulares e objetos estranhos que possam estar escondidos em roupas. Eles reduzem em mais de 50% o tempo de revista além de garantir mais segurança para os operadores do sistema prisional e para a sociedade como um todo evitando a entrada de materiais ilícitos.

As 12 unidades prisionais e penitenciárias de Santa Catarina que possuem equipamentos de scanner  corporal (Body Scan) são:

Penitenciária Industrial de Blumenau

Presídio Regional de Blumenau

Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí – Penitenciária

Presídio Regional de Joinville

Penitenciária Industrial de Joinville

Penitenciária de Florianópolis

Complexo Penitenciário do Estado – COPE

Penitenciária Agrícola de Chapecó

Penitenciária Industrial de Chapecó

Penitenciária Sul de Criciúma

Presídio Regional de Criciúma

Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul

Publicidade