A Secretaria de Educação de Biguaçu finaliza o ano letivo de 2016 com conquistas e bons resultados na rede municipal de ensino, que conta com 13 centros de Educação Infantil, sete escolas de Ensino Fundamental, quatro polos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e mais duas creches conveniadas. Nessas unidades foram atendidos um total de 4.900 alunos.
Ao longo de todo o ano, foram servidas diariamente 8.500 refeições, sendo que a maioria dos alimentos é proveniente da agricultura familiar, trabalho acompanhado pelo quadro técnico do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação. A alimentação escolar de Biguaçu oferece cerca de 75 itens, distribuídos em frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, produtos não perecíveis, pães, etc. Para os alunos com intolerância à lactose é ofertado leite zero lactose e, para os celíacos, farinha e macarrão de arroz.
Outra conquista neste ano de 2016 foi a elaboração da Matriz Curricular da Educação Infantil construída com os técnicos da secretaria e com os professores da rede, sem custo algum aos cofres públicos. Esse documento é inédito para o município e marca um trabalho realizado por aqueles que estão no dia a dia em contato com as crianças.
Acuidade visual
Também foram realizados exames oftalmológicos para evitar sérios problemas que poderiam trazer na aprendizagem e ao longo da vida dos estudantes. Foram atendidos 2.722 alunos que passaram por testes de acuidade visual e por meio dessa triagem, e desses 539 foram encaminhados ao oftalmologista e cirurgião.
Ensino Fundamental
– 2.340 triagens realizadas
– Elegíveis para consulta: 337 educandos
Educação Infantil
– 382 triagens realizadas
– Elegíveis para consulta: 202 educandos
A diretora de ensino, Luciane Beatriz Claudino Garzo, que esteve à frente da Secretaria de Educação desde o mês de setembro deste ano, agradece o empenho de todos os profissionais que compõem a rede de ensino, “que mesmo com a crise financeira que assola o país e em especial as prefeituras, conseguimos juntos concluir o ano letivo cumprindo com as exigências legais no que diz respeito aos dias letivos e com o quadro de pessoal necessário para a execução da tarefa de ensinar. Isso nos dá a certeza de que a educação de nossa rede foi tratada com o respeito que ela merece.
A pasta passará a ser gerida pela secretária eleita Kátia Roussenq Bichels, por meio de votação realizada em 28 de novembro, com participação dos servidores efetivos da rede. A previsão de início das aulas do próximo ano letivo é 20 de fevereiro de 2017.