Após processo democrático de escolha, as unidades da Rede Municipal de Ensino de Biguaçu começarão o ano letivo 2024 com novos gestores. Em um momento histórico para o município, os diretores, que tiveram os seus Planos de Gestão Escolar (PGEs) aprovados e, posteriormente, eleitos pela comunidade, foram empossados nesta quinta-feira, 1º de fevereiro. Durante a cerimônia, também houve a nomeação de 97 dos 159 servidores efetivos aprovados no Concurso Público Edital nº 012/2023 e chamados para atuar na Secretaria de Educação, na maior convocação já realizada pela Prefeitura.
Seguindo os critérios para participação no pleito, estabelecidos pela Lei nº 4.135/2022, que institui a Gestão Democrática, bem como no Edital nº 020/2023, os escolhidos para ocupar o cargo de diretor (a) escolar são servidores estáveis, efetivos e concursados do Quadro do Magistério Público Municipal, com formação em nível superior. Os mandatos têm vigência até o dia 31 de dezembro de 2025.
As eleições dos PGEs ocorreram em novembro de 2023, com a votação de funcionários, pais e/ou responsáveis e estudantes. No total, foram 15 propostas inscritas para 13 unidades, entre Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs), Grupo Escolar Municipal (GEM) e Escolas Básicas Municipais (EBMs). O resultado na íntegra pode ser consultado no site: www.bigua.sc.gov.br, aba Transparência/Editais.
Junto aos concursados e diretores eleitos, tomaram posse os diretores adjuntos das quatro maiores escolas da rede: EBMs Donato Alípio de Campos, Fernando Brüggemann Viegas de Amorim, Manoel Roldão das Neves e Olga de Andrade Borgonovo, além dos diretores das instituições de ensino onde não houve candidaturas.
O prefeito em exercício Alexandre Martins de Souza celebrou as conquistas para a Educação de Biguaçu e parabenizou os profissionais nomeados.“Enquanto gestor público e concursado, é uma imensa alegria fazer parte desse momento, em que o ensino e o serviço público do nosso município têm uma grande virada de chave. Meus mais sinceros parabéns aos diretores que se candidataram e se dedicaram a elaborar os seus Planos de Gestão da melhor maneira possível, assim como aos novos servidores, pela aprovação no concurso. A partir de hoje, cada um deles recebe uma importante missão, a de cuidar e contribuir para a formação dos nossos estudantes e, para isso, poderão contar com todo o apoio de que necessitarem”, declarou Alexandre.
Para o secretário de Educação, Prof. Dr. Oscar Silva Neto, “a gestão democrática das unidades de ensino era uma necessidade e agora se torna um marco para o ensino público municipal, tendo em vista que a nossa realidade mudou e a Educação também precisava avançar para alcançar o nível de crescimento e desenvolvimento de Biguaçu. Foi um processo de amadurecimento, que resultou no fortalecimento da comunidade escolar. Muito obrigado a todos que decidiram aceitar esse desafio e participaram das eleições e também às equipes que optaram por continuar com os mesmos gestores, isso demonstra comprometimento e espírito de união. Da mesma forma, desejo as boas-vindas aos nossos concursados, aprovados no maior concurso da história da nossa cidade, que todos possam ser muito felizes nas carreiras que escolheram”, complementou.
Os atos de posse, realizados no Centro Administrativo Municipal (antiga Univali Jardim Carandaí), foram prestigiados ainda pelo prefeito licenciado Salmir da Silva, por secretários municipais, vereadores, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitura Municipal de Biguaçu e do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município e familiares dos servidores.