A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Transportes, está realizando trabalhos de recuperação e manutenção nas estradas do interior do município. Em razão dos longos períodos de chuva dos últimos meses, alguns trechos das estradas na área rural ficaram danificados, causando transtornos aos moradores dessas regiões.
Os trabalhos, que iniciaram na última semana, estão sendo executados na localidade do Morro do Trombudo, Fazendinha, Fazenda de Dentro, Canto do Bepão e Boa Vista 2 (bairro Beira Rio) e se estenderá às comunidades de Três Riachos nos próximos dias. No final do mês de dezembro foram realizados serviços de manutenção na Estiva, Sorocaba de Dentro e Sorocaba de Fora.
“Nosso objetivo é melhorar todos os acessos às comunidades com aplicação de materiais e nivelando as estradas com patrola”, disse José Valdemar Silveira, secretário da pasta.
Após a reforma administrativa realizada pela gestão municipal no início deste ano, a manutenção das estradas do interior volta a ser efetuada pela Secretaria de Obras. Anteriormente estava sob responsabilidade da Secretaria de Agricultura.
Pontes
A Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Transportes iniciou o ano de 2017 trabalhando na reconstrução de pontes no interior do município.
Duas pontes situadas na localidade conhecida como Canto de Bepão, em Sorocaba de Fora, foram destruídas pela última enxurrada do dia 31/12. Os moradores ficaram isolados por não terem passagem alternativa para saírem da localidade. Membros da Defesa Civil estiveram no local verificando a situação e sinalizando o local para evitar acidentes
Na madrugada do dia 1º dce janeiro, o secretário municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Transportes, José Valdemar Silveira, esteve no local e ao amanhecer acionou funcionários da pasta que trabalharam para reconstruir as pontes e assim liberar o tráfego de pessoas e veículos. Moradores da região, de forma voluntária, ajudaram no trabalho que durou o dia inteiro.
Representantes da Defesa Civil e o secretário retornaram ao local e deram início em projeto para pleitear recursos junto ao Governo do Estado para construir as pontes com galerias de concreto. Hoje elas são feitas com vigas e barrotes de madeira.