O setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde tem intensificado as medidas de combate à Dengue em Biguaçu e, para agregar às ações realizadas até o momento, convida a população a se juntar ao time da prevenção! Sábado, 2 de março, é o “Dia D” de mobilização contra a doença no Brasil, e todos podem participar, reservando apenas 10 minutos para fazer uma vistoria nas suas casas e, com isso, eliminar possíveis focos do Aedes aegypti.
Essa é uma das recomendações da campanha de conscientização do Ministério da Saúde e deve ser repetida semanalmente, para evitar a proliferação do mosquito transmissor e a propagação de arboviroses, assim como também são aconselhados a recepção e o diálogo com os Agentes de Combate a Endemias (ACEs).
Outra atividade preparada pela Administração Pública Municipal, para contribuir com a difusão de orientações sobre os cuidados a serem adotados, foi a caminhada com profissionais da Saúde e estudantes da EEF Santo Antônio, realizada na manhã desta sexta-feira (1), no bairro Cachoeiras.
E a mobilização segue no dia 2, com a distribuição de materiais informativos em diversos pontos com grande circulação de pessoas no município, realizada a partir do trabalho integrado entre ACEs e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Xô, mosquito: saiba como se livrar dessa ameaça
O Ministério da Saúde reforça que 75% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das residências. Por isso, hábitos preventivos simples, que podem ser executados em um curto período de tempo, se tornam fundamentais para “acabar com o mosquito”. Confira:
Olhar e tampar as caixas d’água;
Não deixar água parada nos vasos de plantas;
Manter as vasilhas de alimentação e de água dos animais sempre limpas;
Deixar o quintal limpo e sem garrafas ou locais onde a água pode ficar acumulada.
Fique atento (a) aos sintomas
Além de evitar a transmissão, é muito importante observar os sinais de contaminação pela Dengue. Em caso de febre alta, dores nas articulações e/ou atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.
A hidratação, com muita água, deve começar imediatamente e o atendimento logo nos primeiros sintomas é essencial para impedir que a doença se agrave. Não tome remédios por conta própria sem uma avaliação do serviço de saúde.
Para denúncias a respeito de possíveis criadouros, entre em contato com a Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 6012282, WhatsApp (48) 99113-6540 ou e-mail ouvidoria@bigua.sc.gov.br.