Secretária de Saúde informa fim do estoque de vacina da gripe

Publicidade

A secretaria de Saúde de Antônio Carlos, Vera Lúcia Conrat Silveira, explicou, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta terça-feira à noite, que não há mais vacina contra a gripe disponível, pois o município atingiu 99,5% da meta de vacinação dos grupos prioritários.  Assim, não há doses para aplicação em toda a população. Na última sexta-feira (2), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, autorizou que os estoques não usados na campanha nacional contra o vírus influenza fossem fornecidos às pessoas fora do público-alvo.

“Isso foi noticiado pela grande imprensa como se houvesse vacina para todo mundo. E desde a manhã de ontem, segunda-feira, nós estamos recebendo muitas pessoas atrás da vacina, ligações de interessados em ser imunizado, mas o fato é que em Antônio Carlos não há estoque, pois nós conseguimos aplicar em praticamente 100% dos grupos de risco”, disse Lúcia, ao Biguá News.

Continua após a publicidade

Leia também: Antônio Carlos atinge 99% da meta de vacinação contra gripe

A secretária ainda informou que vai à Secretaria de Estado da Saúde para verificar se há doses disponíveis na  Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Contudo, como houve ampla divulgação nos meios de comunicação, a possibilidade de haver o imunológico sobrando em algum município da região é remota, pois os postos de saúde ficaram lotados.

Leia mais notícias sobre Antônio Carlos

Secretária de Saúde explicou o fato na Câmara de Vereadores (Foto: Biguá News)

De acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 22 de maio, Antônio Carlos era o segundo município da Grande Florianópolis em cobertura vacinal contra a gripe, atrás apenas de Anitápolis. A meta da Secretaria de Saúde e Assistência Social era aplicar 2.705 vacinas até o fim da campanha – no dia 26 – o que foi praticamente alcançado.

Publicidade