Na próxima segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde iniciará um mutirão para normalização da agenda de exames laboratoriais agendados através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O objetivo é atender pacientes que estão na fila de espera para realização de exames de rotina.
A meta da secretaria é que sejam atendidos aproximadamente 4.400 pacientes por mês, até que a fila seja finalizada, reduzindo a espera e normalizando o serviço.
Os pacientes estão sendo contatados pela unidade de referência a que pertencem para serem informados dos locais, datas e horários. No dia da coleta será obrigatória a apresentação de documento pessoal com foto, Cartão Nacional de Saúde, solicitação médica e autorização para realização do exame.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Genivalda Ronconi, “este é o primeiro de uma série de mutirões que serão realizados neste ano. Os exames especializados são fundamentais para a conclusão de diagnósticos e acompanhamento de tratamentos e o objetivo é reduzir ao máximo o tempo de espera por esses serviços”.
Até o mês de abril serão iniciados os mutirões de colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, tomografia e ultrassonografia. Além destes procedimentos, será realizada em parceria com o Hospital Universitário mais uma etapa de exames oftalmológicos para crianças e adolescentes, que deverá atender 100 crianças no próximo dia 16 e o mutirão de próteses dentárias.
Leia também: Município de Biguaçu recebe nova ambulância para o Samu
“Desde que assumimos a prefeitura elencamos a saúde com uma das grandes prioridades da administração. Entendemos que quando se trata de saúde não podemos esperar muito e por isso, apesar das dificuldades, trabalhamos sempre na busca de recursos e no desenvolvimento de ações que minimizem a espera e a realização de exames e procedimentos médicos”, comenta o prefeito Ramon Wollinger.