A Secretaria Municipal de Saúde oferece uma medida de prevenção de urgência para pessoas que sofreram exposição ao HIV: a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), cujo objetivo é evitar a sobrevivência e a multiplicação do vírus no organismo, diante da possibilidade de contaminação.
A PEP é indicada em casos de relação sexual desprotegida, rompimento do preservativo durante o ato ou de acidente ocupacional com material biológico de risco.
As unidades de referência para busca do tratamento são o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, que realiza o procedimento de segunda a sexta-feira, das 16h às 8h, e também aos finais de semana e feriados, em período integral.
A ação estratégica, que compõe o conjunto de Prevenção Combinada, deve ser iniciada em até duas horas após a exposição ao vírus e tem o tempo limite de 72 horas para realização, após esse prazo não está mais indicada a profilaxia antirretroviral.