Da Assessoria – Durante o último mês, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de ações voltadas à Saúde da Mulher nas Unidades Básicas (UBSs) e na Policlínica Municipal. As atividades foram encerradas com a realização do 16º Mutirão de Saúde da Mulher, ocorrido no sábado (30/03), quando todas as unidades ficaram abertas até as 17h, recebendo centenas de pacientes.
No mutirão foram realizados exames preventivos ao câncer de colo de útero e de mama e encaminhamentos para consultas e exames. Ao todo, foram realizados 573 exames preventivos.
A realização desse tipo de atividade aos sábados, visa especialmente o atendimento às mulheres que trabalham ou que por algum outro motivo não podem comparecer e realizar seus exames durante a semana. Rosane Mendonça, 49 anos, moradora do bairro Rio Caveiras, aprova a iniciativa. “Acho ótimo a oportunidade que a Prefeitura dá para as mulheres virem fazer os exames aos sábados e proporcionar além do cuidado com a saúde o encontro e a integração das pessoas”, conclui.
O prefeito em exercício, Vilson Norberto Alves, o secretário municipal de Saúde, Daniel César da Luz e a superintendente de Saúde, Andréia Coelho, visitaram as Unidades interagindo com a população e com os profissionais. Os vereadores Adriano Luiz Vicente, Ednei Muller Coelho e Salete Orlandina Cardoso também passaram em algumas UBSs.
“Estamos trabalhando para otimizar cada vez mais a saúde no município de Biguaçu. Paralelo a este mutirão voltado às mulheres, temos os mutirões de exames laboratoriais e exames de alto custo. Este segundo, mesmo não sendo obrigação do município tomamos a iniciativa de fazer, pois com saúde não se brinca, não podemos esperar”, comenta Vilson.
Exames preventivos
Os exames continuam a ser oferecidos gratuitamente a todas as mulheres do município. Quem perdeu a oportunidade de realizar seu exame, deverá agendá-lo na unidade de saúde mais próxima de sua residência apresentando Cartão do SUS e Cartão Nacional de Saúde. Tão importante quanto fazer o exame é pegar o resultado e, se necessário, dar início ao tratamento.