Segunda etapa da vacinação contra a Gripe inicia no dia 11

Publicidade

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza (Gripe) entra na segunda etapa na próxima terça-feira (11), tendo como públicos prioritários os idosos com idade igual ou superior a 60 anos e os professores de unidades de ensino públicas e privadas. Esta fase da vacinação segue até 8 de junho.

Neste ano a campanha de vacinação contra a Gripe coincide com a aplicação das doses contra a COVID-19 e por isso, a prioridade será a aplicação da vacina contra o Coronavírus para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das duas campanhas, como é o caso dos idosos.

Continua após a publicidade

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a COVID-19 e contra a Influenza conjuntamente. A recomendação é que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra o Coronavírus. A indicação é de que haja pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma vacina e a outra.

Em Biguaçu, a vacina contra a Gripe estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto UBS Tijuquinhas, UBS Estiva, UBS Fazenda UBS Sorocaba de Dentro e UBS Sorocaba de Fora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13 às 16h.

Em virtude da vacinação contra a COVID-19 na Policlínica Municipal no período de 10 a 14 de maio, nesse local não serão aplicadas doses contra a Influenza e outras vacinas de rotina. A UBS Fundos manterá a sala de vacina aberta para vacinação de rotina e Influenza até às 18:30h, podendo ser procurada por qualquer munícipe de Biguaçu após as 16h30.

É necessário apresentar documento de identificação com foto. Idosos que já tomaram a vacina contra a COVID-19 também devem levar o comprovante que receberam após a aplicação desse imunizante. Já os professores precisam apresentar comprovante de vínculo profissional com unidades de ensino.

A terceira e última fase da campanha será de 09/06 a 09/07, tendo como públicos prioritários os doentes crônicos, pessoas com deficiência, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Os públicos alvos da campanha são cumulativos, ou seja, quem perdeu a etapa anterior e se enquadra nas prioridades, poderá tomar a vacina.

Veja todos os grupos abaixo e as etapas da vacinação contra a Influenza:

Primeira etapa (12/04 a 10/05)

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

– Gestantes;

– Puérperas (até 45 dias após o parto);

– Povos indígenas;

– Trabalhadores da saúde.

Segunda etapa (11/05 a 08/06)

– Idosos com 60 anos ou mais;

– Professores das escolas públicas e privadas.

Terceira etapa (09/06 a 09/07)

– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros);

– Forças armadas;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

– Trabalhadores portuários;

– Funcionários do sistema prisional;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

– População privada de liberdade.

Publicidade