Seguro Desemprego: Sine de Biguaçu fica cheio no 1º dia útil do ano

Publicidade

A unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Biguaçu ficou ‘lotada’, na tarde desta segunda-feira (4), primeiro dia útil do ano, quando dezenas de pessoas foram protocolizar pedidos de Seguro Desemprego. Por dia são distribuídas 30 senhas para atendimento. No entanto, hoje, esse volume foi pequeno e várias pessoas foram embora sem efetuar o protocolo, pois, às 13h, quando começa o atendimento ao público, cerca de 50 pessoas aguardavam na porta.

Os próprios usuários organizaram um sistema de senha, numerado de um a 30, e distribuíram por ordem de chegada. Quem compareceu depois da entrega do 30º pedaço de papel não recebeu a senha oficial que fora entregue pela servidora do Sine.

Continua após a publicidade

Desde o último trimestre de 2015, aumentou o contingente de pessoas que frequentam o local diariamente em busca do benefício do seguro ou de recolocação no mercado de trabalho em Biguaçu. Entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro não houve expediente devido ao recesso de fim de ano e, provavelmente, toda esta semana seja de ‘Sine cheio’.

Várias pessoas foram embora, pois não conseguiram senha (Foto: Biguá News)
Várias pessoas foram embora, pois não conseguiram senha (Foto: Biguá News)

O benefício

O Seguro Desemprego é um programa do Ministério do Trabalho, que paga uma bonificação a quem é dispensado sem justa causa da empresa em que trabalhava. O valor e a quantidade de parcelas pagas pelo governo federal variam de acordo com a média salarial e o tempo de serviço de cada trabalhador no último emprego.

Publicidade