A semana será marcada por mudanças no tempo em Santa Catarina, com elevação gradual das temperaturas nos próximos dias e retorno da chuva a partir de quarta-feira (9). Na Grande Florianópolis, a tendência é de tempo mais firme nesta terça-feira (8), seguido por aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva entre quarta e sexta-feira.
Segundo previsão da Epagri/Ciram, uma área de alta pressão mantém o tempo mais estável nesta terça. O sol aparece em Santa Catarina, com períodos de maior nebulosidade. Na Grande Florianópolis, as temperaturas entram em elevação, com máximas que podem chegar à faixa dos 20°C a 24°C.
🌧️ Chuva retorna na quarta-feira
Na quarta-feira (9), o tempo começa a mudar. A nebulosidade aumenta e a chuva chega durante a madrugada às regiões Oeste e Norte, avançando para as demais áreas do Estado entre a tarde e a noite.
Na Grande Florianópolis, a possibilidade de chuva aumenta principalmente durante a tarde e a noite. Há risco de temporais isolados, embora as condições mais favoráveis para tempestades estejam concentradas entre o Oeste e o Norte catarinense.
As temperaturas permanecem elevadas, com máximas entre 20°C e 25°C.
⛈️ Quinta-feira será de tempo instável
A quinta-feira (10) deve ser marcada por chuva no decorrer do dia em praticamente todo o Estado. A atuação de áreas de baixa pressão deixa o tempo instável.
Os maiores volumes de chuva e o maior risco de temporais estarão novamente entre o Oeste e o Norte de Santa Catarina, com possibilidade de chuva forte, ventos intensos, raios e granizo.
Na Grande Florianópolis, a chuva também deverá aparecer ao longo do dia, contribuindo para uma queda nas temperaturas durante o período.
⚠️ Sexta-feira pode ter temporais e tempestades severas
A sexta-feira (11) será o dia de maior atenção da semana. A previsão indica tempo instável, chuva e condições favoráveis para temporais em Santa Catarina, devido à formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical no litoral Sul do Brasil.
Há possibilidade de chuva forte, ventos intensos, raios e granizo, além de risco de tempestades severas.
As temperaturas, porém, ainda podem ficar elevadas antes da mudança do tempo, com máximas entre 22°C e 30°C.
Os ventos podem mudar de nordeste/noroeste para sudoeste, com rajadas de 50 a 70 km/h, especialmente nas regiões Oeste e Sul de Santa Catarina.
❄️ Frio volta no sábado
No sábado (12), o tempo tende a ficar mais estável, embora com variação de nebulosidade. A chegada de uma nova massa de ar frio provoca declínio das temperaturas.
Os ventos passam a soprar de sudoeste a sudeste, de intensidade fraca a moderada, com rajadas.
Resumo para a Grande Florianópolis: a semana começa com sol e temperaturas em elevação, mas a partir de quarta-feira a instabilidade aumenta. Quinta e, principalmente, sexta-feira concentram as maiores chances de chuva forte e temporais, antes da chegada de ar frio no sábado.
A previsão é da meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram.
