O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comunicou que a votação da cassação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) deve ser marcada para a próxima terça-feira (10), no plenário do Senado. “A decisão da CCJ é meramente formal, com relação ao rito, ao processo. Decidindo nesta quinta-feira, nós deveremos marcar para a próxima semana, certamente para a próxima terça-feira”, disse o presidente.
O parecer favorável à cassação do senador foi aprovado no Conselho de Ética do Senado e encaminhado para a CCJ. O relator da matéria na comissão é o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que já anunciou que irá decidir pela constitucionalidade da matéria e enviar o relatório para o plenário da Casa amanhã.
Impeachment
Sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, Renan Calheiros disse que fará uma reunião nesta sexta-feira (6) com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, a Polícia Legislativa e a direção do Senado, para definir detalhes da votação prevista para o plenário da Casa.
Renan disse que conversou com o governador, mas optou por anunciar os detalhes na próxima sexta. “Havendo uma decisão na sexta-feira, nós vamos fazer a leitura da decisão na segunda-feira [9] e vamos marcar no prazo de 48 horas, portanto, para quarta-feira [11], a votação no plenário do Senado Federal”, disse.
Segundo Renan, as reuniões servirão para tratar de todas “as providências necessárias para que nós tenhamos um processo transparente, ágil, rápido, sem conturbação”.