Os prefeitos dos 22 municípios que integram a região da Grande Florianópolis decidiram na noite dessa segunda-feira (15) em reunião da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) novas medidas mais restritivas e unificadas para o enfrentamento à COVID-19. Abra aqui o decreto na íntegra.
A partir desta terça-feira (16) até o dia 23 de março, as atividades consideradas não essenciais, previstas no Decreto Estadual n° 1.200/2021, não poderão funcionar no período das 18h às 6h.
Enquadram-se na decisão o comércio de rua, centros comerciais e galerias, academias, quadras de esportes, salões de beleza e barbearias, cafés, pizzarias, lanchonetes, casas noturnas bares e restaurantes, feiras, museus, exposições e inaugurações, utilização de piscinas e a concentração de pessoas em parques, praças e praias.
Após as 18h, estabelecimentos que comercializam alimentos poderão funcionar apenas no sistema de tele-entrega (delivery) e retirada no balcão (takeout), sendo proibido o consumo no local.
As atividades consideradas essenciais poderão funcionar sem prejuízo às medidas sanitárias impostas pelas autoridades de Saúde e deverão limitar o atendimento a 25% da sua capacidade.
Em Biguaçu, conforme o decreto n° 34/2021, com vigência até dia 25 de março, nos supermercados poderá entrar apenas uma pessoa por família após aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel.
As aulas das redes pública e privada também ficam suspensas neste período, podendo ser ministradas somente de forma remota.
Ao transporte público, estabelecimentos bancários, loterias e cooperativas de crédito continuam valendo as medidas do Decreto Estadual, observando ainda as medidas sanitárias.
A decisão unificada prevê também que os serviços públicos, de qualquer esfera, ressalvados aqueles de natureza essencial, deverão ser realizados em sistema home office.
Os municípios acompanharão nas próximas horas as definições do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), que seguindo decisão judicial, deverá editar novas medidas de enfrentamento à COVID-19.
O prefeito Salmir da Silva, o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza e secretários reuniram-se na manhã desta terça-feira com representantes da Vigilância Sanitária e Polícia Militar para alinhar as ações de fiscalização das medidas no município. Denúncias devem ser feitas por meio do aplicativo WhatsApp da Vigilância no número (48) 99113-5258 ou para o 190 da Polícia Militar.
Na próxima segunda-feira (22), os prefeitos voltarão a se reunir para avaliação dos resultados das medidas adotadas.