Servidores da Câmara Municipal de Biguaçu participaram de um curso sobre Primeiros Socorros, na quinta-feira, dia 22 de setembro, ministrado pelo socorrista Paulo Hilzendeger. Na quarta-feira, dia 21, foi a vez de vereadores mirins receberem as orientações, repassadas pelo bombeiro Gerson Pascoal. A capacitação foi promovida pela Secretaria de Atendimento ao Cidadão do Poder Legislativo, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.
Nos encontros, foram abordados temas sobre avaliação de vítimas e suporte básico de vida. O grupo recebeu orientações sobre como identificar e como agir nos primeiros socorros em casos de engasgamento, queimaduras, hemorragia, ferimento, parada cardíaca, intoxicação, desmaio, convulsão, reanimação, infarto e Acidente Vascular Encefálico (AVE). Os encontros oportunizaram ainda treinamento prático em boneco e também em voluntário.
O secretário de Atendimento ao Cidadão, Gustavo Corrêia, explicou que um dos objetivos da Secretaria é trazer conhecimento e atualização para o público interno. Já o presidente da Casa, Lucas Manequinha, falou sobre a importância da capacitação na iniciativa privada e instituições públicas de um modo geral. “Casos de urgência podem acontecer em qualquer ambiente e precisamos estar preparados”, frisou.
Caso real
Na ocasião, o socorrista Paulo ainda falou sobre o dia a dia no atendimento de ocorrências, citando exemplos de casos reais; e aproveitou para fazer um alerta aos pais, lembrando sobre a Lei Federal 13.722/2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
Paulo explicou que a proposição foi instituída após o empenho dos pais de Lucas Begalli Zamora de Souza. Ele faleceu aos 10 anos de idade, vítima de engasgamento por um pedaço de salsicha, durante um passeio de escola. Segundo foi relatado pelo bombeiro, a vítima não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada, falecendo em decorrência de asfixia mecânica.