João Hosé Oliveira | Valor
As atividades ligadas ao turismo de negócios — viagens aéreas, hospedagem, eventos e locação de veículos — registraram crescimento de 16,54% no terceiro trimestre de 2015 ante igual período de 2014, somando R$ 3,8 bilhões em vendas geradas, informou hoje a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), com dados relativos às 30 companhias associadas do setor.
Na composição dos R$ 3,8 bilhões de vendas geradas entre julho e setembro, a comercialização de passagens aéreas para voos domésticos respondeu por 41,3% desse total, as viagens internacionais por 31,95%, a hotelaria nacional por 15,2%, outros serviços diversos — eventos, cruzeiros, assistência viagem, entre outros — por 5,9%, a hotelaria internacional por 2,9%, o aluguel de carros local e internacional por 1,4%, além de transfers (0,2%).
O segmento aéreo doméstico obteve alta de 13,5% na emissão de bilhetes. A movimentação total alcançou pouco mais de 2,6 milhões de tíquetes, contra 2,3 milhões de emissões no ano anterior. No que diz respeito à venda de bilhetes, o setor como um todo apresentou alta de 17,9% no faturamento, se comparado ao verificado em igual período do ano passado.
A Gol liderou o market share da Abracorp em emissão de bilhetes (32,2%), enquanto a TAM ficou à frente na performance em vendas (33%), seguida pela Gol (30,4%), Azul (24,8%) e Avianca (10,4%). As tarifas médias aplicadas apresentaram queda de 4% no terceiro trimestre deste ano ante igual período de 2014.
Com relação ao segmento aéreo internacional, durante o período também houve aumento na emissão de bilhetes (de 17,4%). A valorização do dólar e do euro ante o real também levou as companhias aéreas que realizam viagens internacionais para o mercado corporativo a apurar um incremento de 32% em vendas, que atingiram R$ 1,2 bilhões em vendas.
Em relação à hotelaria nacional, o segmento registrou queda nas vendas no primeiro semestre de 2,1%. O segmento hoteleiro internacional apresentou crescimento de 32,6% nas vendas, mas teve retração de 1,5% no número de diárias — também reflexo do câmbio.
O estudo da Abracorp apontou que no segmento de locação de veículos, a variação no valor das diárias foi positiva em 11,1%, mas as vendas de diárias tiveram um decréscimo de 14%. A Localiza permaneceu na liderança do segmento de locação de automóveis nacional, respondendo por 52,3% da participação nas vendas no mercado corporativo, seguida pela Movida (18,2%) e pela Hertz (9,7%).