O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis) emitiu um comunicado à imprensa, agora há pouco, alertando que os postos da região metropolitana da capital catarinense deixaram de receber combustíveis nesta quarta-feira (23), por conta dos bloqueios realizados pela mobilização dos caminhoneiros nas bases de Biguaçu, Itajaí, Canoas (RS) e Araucária (PR).
“Caso a situação persista e não aconteça uma ação da Polícia Rodoviária Federal para o desbloqueio, a consequência será a falta de combustíveis já a partir de hoje à noite”, pontua trecho da nota.
Durante a noite de ontem (22), manifestantes bloquearam o acesso ao terminal da Transpetro, em Biguaçu, despejando pelo menos dois caminhões de terra sobre o asfalto (veja aqui). Conforme uma fonte do Biguá News, o objetivo dos manifestantes é impedir que caminhões tanque saiam com combustível para abastecer a Grande Florianópolis. O terminal recebe combustíveis via oleodutos direto de uma refinaria da Petrobras na região metropolitana de Curitiba (PR) e fornece gasolina e óleo diesel aos postos de várias cidades no entorno da capital catarinense.
Na SC-407 – entre Biguaçu e Antônio Carlos – também há bloqueio, iniciado nesta terça-feira (22), em apoio aos caminhoneiros de todo o país, que protestam contra o aumento nos preços dos combustíveis. Esse manifesto na rodovia estadual é liderado pelos produtores de grama do Alto Biguaçu e está ganhando adesão de caminhoneiros e empresários das duas cidades.