Sobe para 48 o número de municípios impactados com as chuvas em SC

Publicidade

A Defesa Civil de Santa Catarina continua acompanhando e fazendo os levantamentos das cidades atingidas pelas chuvas no Estado. A quarta-feira, 15, foi de muitas visitas técnicas realizadas pelo secretário-adjunto da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli e equipes. O Oeste foi a região catarinense mais afetada. Até a noite de quarta, 48 cidades registraram eventos adversos, devido a chuvas, granizo, ventos fortes, deslizamentos ou enxurradas.

Até o momento, 15 municípios sinalizaram decretar situação de emergência, sendo que oito já encaminharam documentação para a Defesa Civil do Estado, que vai avaliar e poderá homologar, caso alcancem índices previsto em Lei. Maravilha, Coronel Freitas e Saudades decretaram Estado de Calamidade Pública. Conforme Moratelli, a intenção é auxiliar os municípios a realizar uma operação de reabilitação rápida e fornecer suporte no momento crítico do evento.

Continua após a publicidade

Os números oficiais apontam que foram afetados 2870 catarinenses, duas pessoas morreram durante a passagem do evento. Também foram contabilizados oito feridos, 390 ficaram desalojados e 62 desabrigados.

Residências danificadas/destruídas alcançaram 935. Já o número empresas danificadas/destruídas  é 30, enquanto instalações públicas danificadas/destruídas (incluindo escolas e unidades de saúde) contabilizadas alcançam a marca de 20. Foram danificadas 16 estruturas públicas (pontes, estradas).

Situação dos rios

Risco de inundações no Rio Uruguai. O nível do rio em Itapiranga atingiu o pico em 11,48m às 6h da manhã de quarta-feira e está baixando lentamente. Na leitura das 21h estava em 9,78m e baixando 10 cm/h.

A Defesa Civil Estadual está trabalhando de forma coordenada com a ONS e operadores das barragens à montante. Nesta tarde as barragens de Itá e Foz do Chapecó aumentaram as vazões defluentes e devem manter as mesmas em torno dos 11.500 m3/s. A Barragem Grande teve o nível estabilizado conforme desejado e a expectativa é que sejam mantidas as vazões nestes patamares.

Previsão do tempo para quinta-feira

Conforme a Epagri/Ciram o tempo melhora gradativamente no Estado, com o sol aparecendo em algumas regiões. No início da manhã, chuva fraca no Planalto Sul e Litoral Sul, deslocando-se para as regiões do Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e G. Fpolis. À tarde e noite, pancadas de chuva em todas as regiões, especialmente para as regiões do norte de Santa Catarina, e áreas do Oeste e Meio-Oeste próximas à divisa com o Paraná. Temperatura amena por causa da cobertura de nuvens. Ventos de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Publicidade