O surfista Ian Gouveia é um daqueles personagens de histórias que somente o esporte conta e na segunda-feira, 8, foi protagonista de um resultado extremamente importante para Santa Catarina, ao vencer a etapa do Ballito Pro de Surf, realizado na África do Sul. Ian Gouveia nasceu em Recife (PE) e é filho de um dos maiores ícones do surf brasileiro, Fábio Gouveia, o Fabinho Fabuloso que fez história ao se consagrar campeão mundial amador ainda no longevo ano de 1988.
Ainda bastante jovem, Ian e a família se mudaram para Florianópolis visando o desenvolvimento de Ian no surf e os resultados falam por si só já que o atleta chegou a elite da World Surf League onde competiu a temporada completa nos anos de 2017 e 2018.
Segundo a própria família Gouveia, a mudança para Santa Catarina foi ocasionada para que Ian tivesse na sua formação como surfista a oportunidade de disputar mais competições das categorias de base realizadas pela Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), permitindo assim um ganho de experiência para o surfista que seguia os caminhos do pai.
Ballito Pro
Atualmente com 31 anos, Ian Gouveia compete para retornar a elite da World Surf League disputando o calendário do Challenger Series. Na atual temporada, o surfista vive um excelente momento já que anteriormente a etapa de Ballito foi duas vezes quinto colocado nas etapas iniciais realizadas na Austrália, a primeira na Goald Coast e a segunda em Sydney.
Com estes resultados, o surfista tem neste momento boas chances de retornar a elite da World Surf League em 2025 já que os dez primeiros colocados ao término da temporada sobem de divisão.
Ainda no pódio celebrando a histórica vitória para a sua carreira, Ian Gouveia homenageou o pai, Fabinho Gouveia e fez a festa brasileira na África do Sul.
Também representaram Santa Catarina nesta etapa os surfistas Mateus Herdy, Heitor Mueller e Alejo Muniz no masculino, além de Laura Raupp no feminino.
A próxima etapa do Challenger Series 2024 acontece entre 6 a 11 de agosto em Huntington Beach na Califórnia.