Tarifa de energia de Itaipu para 2016 será 32,27% menor que a deste ano

Publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira a nova tarifa de energia para a Usina Hidrelétrica de Itaipu para 2016, no valor de US$ 25,78 por quilowatt (KW), com vigência de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2016. O valor representa uma redução de 32,27% em relação a tarifa aprovada para este ano.

O custo de aquisição da energia de Itaipu é atualizado pela Aneel todos os anos e o índice é um dos itens que compõem o cálculo das tarifas de energia elétrica que compram energia da Usina – distribuidoras que abastecem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Continua após a publicidade

A redução do custo da energia da usina poderá refletir nas tarifas de luz dos consumidores desta região no ano que vem. No ano passado, o valor aprovado era de US$ 38,07 por KW.

Para 2016, a redução do custo da energia de Itaipu foi possível por causa do fim do pagamento da dívida com a compra de energia no mercado de curto prazo em decorrência da falta de chuvas. As despesas com o déficit hídrico deste ano estão sendo pagas pelos consumidores por meio das bandeiras tarifárias.

Hidrelétrica de Itaipu (ilustração)
Hidrelétrica de Itaipu (ilustração)

Agência Brasil

Publicidade