Quem acompanha as sessões ordinárias da Câmara de Biguaçu pode notar uma grande diferença na maneira como os encontros vêm sendo realizados. Depois das melhorias na transmissão ao vivo, em qualidade de som e imagem, as novidades mais recentes estão trazendo ainda mais transparência, sustentabilidade e agilidade aos trâmites.
A adoção do uso de tablets e notebooks foi além de mudar o visual do plenário, uma vez que oportunizaram a redução no uso de papéis e ainda maior clareza aos munícipes quanto ao posicionamento dos vereadores. Desde a leitura da ata até as votações, os processos comuns do rito legislativo agora vêm sendo realizados de maneira eletrônica.
Com o auxílio da tecnologia, as proposições também vêm transitando com maior celeridade entre secretaria, procuradoria, comissões, vereadores, entre outras etapas pelas quais as matérias passam. Outro benefício é que, por meio do site da Câmara, é possível verificar as proposições que serão apreciadas em sessão, bem como verificar a ata das sessões realizadas, conferir as matérias que foram aprovadas e também como votaram os vereadores.
O presidente do Poder Legislativo Municipal, Lucas Manequinha, garantiu que a meta é tornar a Câmara 100% digital. “É muito importante que a população participe ativamente desse processo de digitalização. Pedimos para que acompanhem as sessões ao vivo, também os meios de comunicação da Casa e que aproveitem essas ferramentas”, disse Lucas.