O presidente norte americano Donald Trump publicou em seu Twitter seu apoio a uma proposta conjunta Estados Unidos-Canadá-México para a Copa do Mundo de 2026. Depois, emitiu um alerta para outras nações que pudessem se opor a ele.
A candidatura norte-americana é favorita. No entanto, o Marrocos, único rival na dipsuta, deve receber forte apoio dos muitos países africanos e do Oriente Médio. A França também pretende apoiar o Marrocos, enquanto a Rússia, anfitriã do próximo Mundial, disse que também votará no país norte-africano.
O Congresso da Fifa vai escolher os anfitriões da Copa do Mundo de 2026, em Moscou, dia 13 de junho.
“Os EUA fizeram uma proposta forte com o Canadá e o México para a Copa do Mundo de 2026. Seria uma pena se os países que sempre apoiamos fossem fazer lobby contra a proposta dos EUA. Por que devemos apoiar esses países quando eles não nos apoiam (inclusive nas Nações Unidas)?”, escreveu Trump, em sua rede social.
Os EUA já foram anfitriões da Copa do Mundo em 1994. Cada país-membro da Fifa tem direito a um voto, não importando o seu tamanho, o que dá uma influência desproporcional às pequenas nações.