Informações dos bastidores da política biguaçuense dão conta que o ex-prefeito Tuta (PSD) poderá ter a vereadora Salete Cardoso (PL) como candidata a vice-prefeita nas eleições de outubro. Esta possibilidade ganhou força na última semana, quando a oposição ao prefeito Salmir da Silva (MDB) praticamente definiu o nome de Tuta na cabeça de chapa.
No final de semana, Tuta e Salete estiveram juntos em uma festa que reuniu lideranças dos partidos de oposição em uma chácara no interior de Biguaçu. Entre uma cerveja e outra, um dos assuntos tratados foi quem seria o vice. Além de Salete, a oposição estuda o nome do ex-prefeito Ramon Wollinger(PL) para ser o companheiro de Tuta na chapa e também do vereador Fernando Duarte, o “Pissudo” (PP).
No entanto, fontes da política biguaçuense apostam que Ramon não se sujeitará a ser vice numa chapa com Tuta, afinal, Ramon derrotou Tuta na disputadíssima eleição de 2016 e não faria sentido nenhum ele se rebaixar para alguém que ele já venceu.
Já Fernando Duarte, que é o presidente do Partido Progressista e também cotado para ser vice de Tuta, enfrentaria problemas com o presidente do honra do PP, o ex-prefeito José Castelo Deschamps, que não trilha os mesmos caminhos de Tuta. Castelo já disse várias vezes que nunca frequentará o mesmo grupo político onde Tuta estiver. Com isso, Pissudo criaria uma “saia justa” dentro do PP caso aceitasse ser vice de um desafeto político de Castelo.
Desta forma, com Ramon distante de uma dobradinha com Tuta e com Pissudo “pisando em ovos” para não rachar com o presidente de honra do PP, a candidatura a vice de Tuta poderá sim acabar caindo no colo de Salete Cardoso.
Salete, aliás, insistirá que será candidata a prefeita pelo PL. Porém, pessoas ligadas a ela dão como certo o recuo dela para ser a vice de Tuta.
ALA DO PSD NÃO QUER SALETE
Apesar de as conversas e o atual cenário político apontarem para uma dobradinha Tuta e Salete, tem uma ala do PSD que refuta ter a vereadora de vice na chapa. Biguá News ouviu nesta segunda-feira (17), de um integrante dessa ala, que Salete tem alta rejeição popular e isso pode acabar “colando” em Tuta quando a campanha começar. “A gente prefere Ramon ou Pissudo”, comentou a fonte.
Diante disso, esta ala do PSD trabalha para convencer Pissudo a ser vice, mesmo que para isso ele tenha que ver Castelo se distanciar do PP nesta eleição.
Neste cenário, se Pissudo aceitar ser vice de Tuta, Castelo apoiará a reeleição de Salmir e Alexandre, mesmo que para isso ele tenha que estar contra o seu partido.