A Uber está enviando aos motoristas cadastrados na plataforma um comunicado informando que a partir de hoje, dia 20 de agosto, vai estabelecer uma “fila virtual” para viagens partindo do Aeroporto Internacional de Florianópolis. A medida visa acabar com a “farra” dos motoristas que ficam na região do aeroporto aceitando as corridas dos passageiros que descem dos aviões e cancelando em seguida, caso a viagem não seja de longa distância.
Essa prática de cerca de 30 motoristas de aplicativo que ficam em volta do aeroporto gerou inúmeras reclamações dos usuários da plataforma. Alguns passageiros ficavam até 1 hora tentando achar um motorista que aceitasse sua viagem até o centro de Florianópolis, São José, Palhoça ou Biguaçu. Boa parte desses motoristas queriam fazer somente viagens longas, para a região de Balneário Camboriú, por exemplo. Diante das queixas, a Uber e a Floripa Airport chegaram a um acordo para instituir a fila virtual e criar um estacionamento para os motoristas – que são obrigados a ficar no acostamento da rodovia.
Como irá funcionar:
A fila funcionará de forma ordenada da seguinte maneira: o primeiro motorista parceiro a entrar na área do aeroporto estará na primeira posição e os pedidos de viagens serão ofertados seguindo a ordem da fila, otimizando e reduzindo o tempo de espera. Assim, o motorista que aceitar uma viagem e cancelar, vai para o final da fila. Geralmente em volta do aeroporto ficam cerca de 50 a 60 carros de motoristas do Uber.
Para melhorar a experiência de viagens no aeroporto, a Uber fechou uma parceria com a Floripa Airport para oferecer, em breve, além da fila virtual, uma área de espera exclusiva para os parceiros com a infraestrutura e conforto necessários para esperar por viagens no local.