Udesc avança entre as melhores universidades do Brasil no principal ranking do MEC

Publicidade

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mantém o estado na quarta posição entre as unidades da Federação com instituições estaduais de ensino superior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, conforme mostra o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2017, que foi divulgado nesta terça-feira (18). Calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o índice avaliou 191 universidades e institutos federais e estaduais no total.

Na escala de 1 a 5, a Udesc recebeu conceito geral 4, com IGC de 3,54 (o anterior foi de 3,45), e ganhou cinco posições no ranking geral, indo para a 33ª colocação. Além disso, a universidade subiu nos três principais quesitos que compõem a avaliação do MEC: graduação (foi de 3,14 para 3,15), mestrado (passou de 4,33 para 4,41) e doutorado (cresceu de 4,62 para 4,72).

Continua após a publicidade

“A melhora na graduação, no mestrado e no doutorado mostra que estamos nos fortalecendo em todas as áreas de ensino. Destacamos também o trabalho realizado internamente que valoriza a importância do Enade para a comunidade acadêmica”, afirma o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

O reitor também lembra que as mais de 700 ações de extensão e o trabalho de mais de 160 grupos de pesquisa da Udesc também contribuíram expressivamente para esse importante avanço da universidade no IGC.

Sobre o cálculo

O IGC é um indicador de qualidade que analisa as instituições de ensino superior todos os anos. O cálculo inclui a média de desempenho das graduações nos últimos três anos – definida com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) – e a combina com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação.

O CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além da avaliação de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos.

Publicidade