Udesc comemora 30 anos de fundação do Ceart com semana cultural

Publicidade

O Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará, em Florianópolis, uma semana comemorativa pelos 30 anos de fundação da unidade. O evento faz parte do calendário dos 50 anos da Udesc.

A programação iniciará oficialmente nesta segunda-feira (9), às 19h30, com a cerimônia de abertura e homenagens no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).  Alunos, servidores, egressos, aposentados, imprensa e o público em geral estão convidados a prestigiar a solenidade, que terá apresentações culturais e homenagens a professores e técnicos.

Continua após a publicidade

Ao longo da semana, a Udesc levará gratuitamente, para diversos espaços culturais da cidade, uma programação com atividades como apresentações teatrais, musicais, desfile de moda e exposições.
“A ideia é trazer, para a sociedade, um panorama da produção de todas as áreas que compõem o Centro de Artes, com o objetivo de mostrar o que fazemos e atrair as futuras gerações”, afirma o presidente da comissão organizadora dos 30 anos e diretor de Extensão, Vicente Concilio.

‘Há pouco mais de um ano, começamos a organizar a comemoração dos 30 anos do Ceart, cuja maior motivação é levar nossa produção cultural para a sociedade. Além disso, aproveitar o momento para documentar a história, agradecer e homenagear os que nos precederam e fundaram o centro”, diz a diretora-geral da Udesc Ceart, Gabriela Mager.

“Esperamos que a semana comemorativa seja muito exitosa e que a sociedade aprecie as exposições e os espetáculos”, acrescenta.

A programação inclui encenações de montagens originadas na Udesc, como Assemblage, Preto-à-Porter, $em VinténS, BadenBaden, Rasgue minhas cartas e Ignorãça; concerto de professores do Departamento de Música e concerto do grupo Musicâmara Ceart; exposições de Artes Visuais, Design, Moda e Teatro; mostra de vídeos sobre arte africana contemporânea; lançamentos e relançamento de livros e revistas; feira de publicações e artistas; e o OCTA Fahion 2015, desfile que é considerado o maior evento acadêmico de Moda do Brasil.

As atividades são gratuitas, e os ingressos para espetáculos teatrais e concertos musicais serão distribuídos no local uma hora antes de cada apresentação.

“A semana dos 30 anos do Centro de Artes foi pensada por uma comissão composta por professores de todos os departamentos – professores de várias gerações, desde fundadores do centro até gerações mais recentes – e representantes técnicos e discentes”, destaca Concilio.

Assessoria da Udesc

Publicidade