Udesc fica entre 10 melhores instituições do ranking nacional do esporte universitário

Publicidade

*Rodrigo Brüning Schmitt

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) obteve uma marca histórica ao terminar um ano entre as 10 melhores instituições do ranking nacional do esporte universitário pela primeira vez, na décima posição, com 219 pontos, entre 144 participantes. Além, a Udesc foi a quarta melhor universidade pública, ficando atrás somente das universidades de Brasília (UnB), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Federal do Ceará (UFC).

Continua após a publicidade

Até então, a melhor posição final da Universidade dos Catarinenses no ranking nacional tinha sido o 11º lugar em 2014, com 204 pontos, entre 204 participantes. Em 2013, a instituição ficou na 34ª colocação, com 67 pontos, entre 192 participantes.

“O trabalho dos gestores, dirigentes e professores de Educação Física foi imprescindível para atingirmos essa marca histórica, bem como a atuação de todos os acadêmicos que participaram desde as fases regionais até as finais dos calendários da CBDU e do JUCs, entre abril e novembro”, destaca a coordenadora de Eventos da Udesc, Josiele Alves.

“Agora fica o desafio de mantermos o trabalho para continuarmos desenvolvendo o esporte universitário da Udesc”, afirma. Em julho, a universidade também conquistou o título geral dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) pela quarta vez em cinco anos.

Na terça-feira da próxima semana, 8, a Coordenadoria de Eventos (Ceven) participará da reunião da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) que definirá o calendário de 2016. Na disputa deste ano, a FCDU terminou em terceiro lugar entre as 27 federações universitárias.

Pontuação decisiva no Nordeste

O top 10 foi alcançado na última competição do ano da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), que foi a Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia (LDU Beach Games), realizada entre 24 e 28 de novembro, em Aracaju.

A Udesc iniciou o torneio na 13ª posição do ranking, estando 54 pontos atrás do décimo colocado, mas conseguiu subir três colocações com os 63 pontos das duplas femininas e masculinas do futevôlei e do vôlei de praia.

No futevôlei, Luiza Jesus/Heloisa Peres (Cefid) e João Paulo Rodrigues/Bruno Medeiros (Ceres) ficaram em quinto lugar, mesmo desempenho de Carolina Isidoro/Eduarda Schuch (Cesfi) no vôlei de praia. Já a dupla masculina dessa modalidade, Douglas Stringari (CCT)/Anderson Ropelato (Ceplan), terminou na sexta colocação.

No torneio, os alunos foram acompanhados pela professora Elisa Dell’Antonio (Cefid) e pelo professor Émerson Back (CEO). Já o professor Paulo Henrique Xavier de Souza, que é o diretor-geral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) e representou a FCDU e a Udesc, participou da cerimônia de encerramento e dos debates do Fórum da CBDU 2015 sobre projetos consolidados e novas ideias para o desenvolvimento do esporte universitário nacional.

*Rodrigo Brüning Schmitt é jornalista da Udesc

Publicidade