A partir da tarde de terça-feira (26) até quinta-feira (28), haverá vento forte persistente com rajadas de 60 a 80 km/h no litoral de Santa Catarina e mar grosso, com picos de onda de 4 a 5 metros, segundo informou, neste domingo à noite, o meteorologista Clóvis Corrêa, da Epagri/Ciram.
“Condição de ressaca, desaconselhável para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Essa condição de tempo é favorecida devido à passagem de uma frente fria de forte intensidade no Sul do Brasil”, comentou o especialista em previsão do tempo.
Queda acentuada de temperatura
Uma massa de ar frio e de origem polar está se deslocando rumo a Santa Catarina, segundo informações da Epagri/Ciram, e deve chegar ao Estado entre a noite de terça-feira (26) e a madrugada de quarta. A temperatura será baixa em todas as regiões catarinenses, com previsão de geada nas áreas altas, onde os termômetros podem registrar 0°C e até temperatura negativa.
A aproximação do frio é comemorada pelos catarinenses, que não estão acostumados com calor nesta época do ano. O mês de abril foi marcado por dias ensolarados com poucas nuvens e temperatura alta para o começo de Outono. A temperatura máxima e mínima esteve 5°C acima da média climatológica na maioria das regiões, até o momento.