Unidades satélites estão facilitando atendimento na saúde em Biguaçu

Publicidade

Da Assessoria – Com o objetivo de facilitar e garantir aos cidadãos o acesso ao atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde conta com três unidades satélites que fazem parte da Estratégia da Saúde da Família (ESF). As unidades estão situadas nas localidades de Estiva, Fazenda de Dentro e Sorocaba de Fora.

A unidade satélite funciona como ponto de apoio para marcação de consultas, exames e informações. Uma ou duas vezes por semana, uma equipe formada por um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem comparecem à unidade para fazer o atendimento presencial. As equipes que possuem dentista em sua formação, são acompanhadas também por este profissional. Neste dia, são realizadas consultas pré-agendadas, demanda imediata, entrega de medicamentos e materiais e procedimentos de acordo com a demanda do paciente.

Continua após a publicidade

“Cuidar da saúde é umas grandes prioridades da nossa administração. Manter estas unidades abertas nas comunidades com o objetivo de orientar e fazer os encaminhamentos da população parece ser algo simples, mas tem grande importância”, destaca o prefeito Ramon Wollinger.

Unidades satélites estão facilitando atendimento na saúde – Unidade Estiva (Foto: Paulo Rodrigo Ferreira – DICOM)

As comunidades em que essas unidades estão situadas possuem população em número reduzido, o que pelo Ministério da Saúde (MS) inviabiliza a manutenção de uma equipe durante toda a semana. De acordo com portaria do MS, uma equipe de ESF é constituída a partir de um grupo de 2000 a 3500 pessoas.

“A unidade satélite permite que serviços simples como marcação de consultas e exames possam ser prestados sem que não haja um deslocamento maior do usuário. A presença da equipe uma ou duas vezes por semana tem sido suficiente para o atendimento da demanda de cada comunidade”, comenta a secretária municipal de Saúde, Genivalda Ronconi.

As unidades satélites são ligadas a três Unidades Básicas de Saúde (UBS), chamadas de matriz, onde tem origem a equipe médica que estará presente na comunidade.

A unidade da Estiva é atendida pela equipe da UBS Tijuquinhas e o atendimento na comunidade ocorre nas quartas-feiras, mesmo dia do atendimento da comunidade da Fazenda de Dentro, que é feito pela equipe da UBS Três Riachos. Em Sorocaba de Fora o atendimento acontece duas vezes por semana, nas terças e sextas-feiras, e é feito pela equipe da UBS Sorocaba de Dentro. O horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Nos demais dias, caso haja a necessidade, os usuários poderão se dirigir à unidade matriz.

Confira abaixo os endereços e telefones das unidades:

Estiva (satélite) –  Estrada Geral da Estiva do Inferninho; Fone 3039-8471

Tijuquinhas (matriz) – Rua Hermínio Silvy; Fone 3039-8457

Fazenda de Dentro (satélite) – Estrada Geral da Fazenda de Dentro; Fone 3039-8470

Três Riachos (matriz) –  Estrada Geral de Três Riachos, Fone 3039-8451

Sorocaba de Fora (satélite) – Estrada Geral de Sorocaba; Fone 3039-8459

Sorocaba de Dentro (matriz) – Estrada Geral de Sorocaba; Fone 3039-8453

Publicidade