Univali promove competição de engenharia para elaboração tubos reciclados

Publicidade

Wagner Mezoni/Univali – Ocorre na próxima quinta-feira (21), entre 8h e 12h, no Laboratório de Pesquisa Tecnológica em Engenharia (Latec), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), localizado na Rua Copertino Chaves, no bairro Fazenda, em Itajaí, o 3º Desafio Acadêmico de Tubos Reciclados (Ture).

O desafio é uma competição para avaliar as habilidades dos estudantes dos cursos de engenharia na elaboração de tubos utilizando materiais como papelão, plástico e similares. Para a avaliação de seu desempenho estrutural os tubos serão submetidos a uma carga crescente. Ganha, entre outros critérios, o tubo que resistir ao maior peso.

Continua após a publicidade

Jhonatan Acacio Silva, professor e coordenador da competição, explica que o concurso permite, além do exercício de habilidades em projeto e fabricação de componentes em materiais reciclados, a experimentação e trabalho de equipe: “Com essa experiência os alunos aplicam os conhecimentos básicos de mecânica, projetam estruturas, comunicam e justificam suas decisões e trabalham em grupo para executar seus projetos”, relaciona.

A competição integra a Semana Acadêmica da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali e as equipes vencedoras de cada categoria receberão troféus.

Outras informações: (47) 3341-7841/3341-7876, com Jhonatan Acacio, coordenador da competição.

Publicidade